Loading...
Start a new Travel Blog! Blogabond Home Maps People Photos My Stuff

Primeiras impressões

Kathmandu, Nepal


Acabei de chegar a Pokhara, mas ainda não tenho assunto sobre esta terra. Estou no sopé do Annapurna; antes de anoitecer ainda deu para um vislumbre desse monstro de pedra e neve, pelo meio das previsíveis nuvens. Parece que o céu encobre invariavelmente lá para o meio da tarde. Toca a aproveitar as manhãs...

Coisa que não tenho feito. Nos dois primeiros dias paguei ao sono as horas que lhe devia, usando os fusos como me convinha: deitava-me pelo de cá e acordava pelo daí. Deu para recuperar energias antes da viagem de hoje: 9 horas de autocarro pelas imprevisíveis estradas do subcontinente...para cumprir 190 km! Mas enfim, a adrenalina é uma constante. A alternativa era um vôo de 50' até uma pista mal asfaltada entre montanhas mais altas do que a pobre avioneta consegue subir. Preferi manter os pés na terra.

Kathmandu surpreendeu-me pela positiva. Sem perder o encanto labiríntico das zonas históricas das cidades indianas, é muito mais limpa e os habitantes menos invasivos. Claro que não deixam de perguntar se queremos "just look" na loja deles, um "shoe shining" ou um rickshaw. Mas desistem ao segundo ou terceiro não (ao passo que os vizinhos... :/).


Foi fantástico juntar-me à enorme massa de gente, motas, carros e animais que preenchem as ruas estreitas, circulando a um ritmo bem lento (na perspectiva do automobilista). Nestas paragens, é o que basta para sermos surpreendidos com fenómenos curiosos, recantos paradisíacos ou templos dourados.

Só os macacos que habitam os telhados da cidade descobriram uma forma de se deslocar sem enfrentar essa confusão.

Fiquei instalado em Thamel. Para quem já esteve em Bangkok, é uma versão mais pacata de Khaosan Road. Muitos turistas, hotéis, restaurantes e imenso comércio. Mas menos freaks e nada de poucas vergonhas. ;) E, desde que os maoistas estão no poder, tudo fecha às 23h.

Equipei-me, para suportar os rigores da montanha, com material "same same" (contrafacção) do melhor que há. Vamos a ver se sobrevive à primeira utilização...

Estes locais de convergência de estranjas facilitam o contacto e a troca de experiências. Já tenho um parceiro para o trekking. Um holandês de 26 anos que tem aquele estilo de vida que me mata de inveja: trabalha de Abril a Setembro e viaja durante os frios e escuros meses do inverno europeu. Ontem estivemos na "noitada" até à 1h, dentro de um bar/restaurante que fecha as portas mas mantém a animação. Juntaram-se um casal de ozzies, um romeno e mais três holandeses (de onde apareceram tantos?). O romeno, um postal com aspecto de motard e em viagem há uns anos, acabou por tomar conta da cozinha depois de apostar que ia criar o momo de Bounty. Não se ficou por aí, e com a complacência dos simpáticos nepaleses lá foram saindo momos de Mars, de Twix, de Lion... :)

Espero voltar a escrever antes do trekking e deixar aqui uma foto do Annapurna I. Quinta ou sexta abalo monte acima. Mas primeiro convém decidir para onde e por onde.

Beijos! :)

permalink written by  entretantos on November 23, 2010 from Kathmandu, Nepal
from the travel blog: Nepal, 2010
tagged Kathmandu and Nepal

Send a Compliment



Viva caríssimo...
A imensidão aglutinante da tua descoberta, corre bem?
aqui segue um grande abraço.
P.s. Se Gt5 for a um preço catita, numa free shop longe de si, acompra-me 1!


permalink written by  Vasco Spider Quadros on December 1, 2010

comment on this...
Previous: Momos e buzinas Next: Preparativos

trip feed
author feed
trip kml
author kml

   

Blogabond v2.40.58.80 © 2024 Expat Software Consulting Services about : press : rss : privacy
View as Map View as Satellite Imagery View as Map with Satellite Imagery Show/Hide Info Labels Zoom Out Zoom In Zoom Out Zoom In
find city: